Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Era Dunga, quem diria hein...




Postado por Caio Monteiro

Quem diria...

Dunga começou como técnico tendo a desconfiança de todos e para piorar, no início inventou um monte de jogadores, parecia questão de tempo para ele cair. Entretanto, hoje ele esta perto de fechar um ciclo na seleção, e, as vésperas da Copa do Mundo, chega com o Brasil sendo uma das seleções favoritas, tendo vencido duas competições, sem falar das importantes vitórias contra as principais seleções do mundo.

Dunga acertou em mostrar que os jogadores não teriam espaço garantido pelo “nome”, entretanto, errou muito nas primeiras convocações. Demorou em chamar jogadores como Julio Cesar e Luís Fabiano, insistido em convocar jogadores como Vagner Love, Afonso, Helton e etc.. Isso sem falar dos jogadores do Leste europeu.

Dunga levou o Brasil a vitórias importantes contra os principais rivais sul-americanos. Quebrou um jejum de 33 anos sem vencer o Uruguai e teve um ótimo retrospecto em jogos com times do continente.
  1. Chile: 4 jogos, 4 vitórias e 4 goleadas
  2. Equador: 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate - 1 goleada
  3. Argentina: 4 jogos, 3 vitórias , 1 empate - 1 goleadas
  4. Uruguai: 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate – 1 goleada



O Brasil também conquistou importantes vitórias jogando contra importantes seleções como Portugal (1 vitória e 1 derrota), Inglaterra (1 vitória e 1 empate) e Itália (2 vitórias).



Sobre a Argentina, vale destacar que nossos hermanos foram o grande combustível para permanência do Dunga a frente da seleção. Dunga começou sem muita moral e para piorar fez uma primeira convocação um pouco estranha, para não dizer outra coisa. Mas aí veio uma vitória por 3x0 contra a Argentina, dando uma moral para o nosso treinador. Na final da Copa América, o Brasil capenga pegou uma Argentina que vinha jogando o “fino da bola”, no entanto, o Brasil venceu bem novamente e com esta vitória, o Dunga conquistou seu primeiro título. No primeiro jogo das eliminatórias entres as duas seleções, a Argentina chegou com moral e o Brasil extremamente criticado e os hermanos perderam uma grande chance de aplicar uma goleada na casa do Brasil. Um ano depois o Brasil com mais um título na conta e com moral elevada fez diferente e não desperdiçou a chance de conquistar uma bela vitória na casa do adversário. Vitória esta que consolidou de vez a seleção brasileira como uma das favoritas a conquista da próxima Copa do Mundo.

(continua)
Primeiro de uma série de textos a respeito da “Era Dunga”.

5 comentários:

  1. "Quebrou um jejum de 33 anos sem vencer o Uruguai".

    33 anos sem vencer no Centenário, né???

    E o Dunga conseguiu a proeza de perder para a Venezuela. Rs.Era o único membro da Conmebol que nunca tinha vencido o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, Caio!

    Ficou excelente!

    ResponderExcluir
  3. Roberto e Rafael
    valeu pelos comentários
    sobre este capítulo contra a Venezuela, vamos chegar lá, nos textos futuros rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Dunga perdeu qdo podia perder, mas independente de ganhar ou não a Copa, acho que ele já cumpriu sua principal missão na seleção, que era de mudar a mentalidade "chinelinho" que lá imperava (a preparação p/ copa 2006 que o diga).

    ResponderExcluir
  5. Tenho que admitir que queimei minha lingua em relação ao Dunga. Ainda acho que ele comete algumas cagadas e convoca jogadores de qualidade duvidosa, mas no geral o seu saldo é bem positivo. Vamos ver o Brasil na Copa, esse sim será o teste de fogo do anão.

    ResponderExcluir