Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Alumni Athletic Club, o fim de uma equipe e o início de um mito.

Postado por Rafael Carlos

As primeiras equipes a participarem de campeonatos de futebol realizados na Argentina eram de clubes ou escolas que pertenciam à comunidade britânica local. Em 1900, Alexander Watson Hutton organizou o Club Atlético English High School, formado por alunos e ex-alunos do colégio que criara, e conduziu a equipe ao título da temporada, com um ótimo aproveitamento: cinco vitórias e um empate.

No entanto, naquele mesmo ano a Argentine Association Football League (entidade que comandava o futebol argentino) deliberou que os colégios que quisessem participar dos torneios sequentes deveriam alterar o nome para evitar que a vinculação com o futebol soasse como propaganda comercial do estabelecimento de ensino. O English High School deixaria de existir.


Foto de 1900, ainda com o nome de English High Scholl.  
Em pé: McEwen (referee), Carlos Carr Brown, Alejandro Watson Hutton (director of the English High School), Armando Coste, Diego Brown, and Walter Buchanan. Sentados:  Guillermo Jordan, Tomás Brown, Andres Mack, Ernesto Brown and Eugenio Moore. No chão: Juan José Moore, Spencer Leonard and Heriberto Jordan

Com isso, o jogador e ex-aluno Carlos Bower sugeriu o nome Alumni para a equipe, pois era o nome que se dava às associações de antigos alunos organizadas geralmente com objetivos beneficentes nos Estados Unidos, país onde estudara. A sugestão foi aceita por unanimidade.
 
Em seus 11 anos de existência, o Alumni ganhou 10 campeonatos nacionais e 7 copas (1 Copa de Honor e 6 Copas Competencia), além disso, foi a primeira equipe argentina a derrotar um time da Inglaterra, que era a potência futebolística da época, por razões óbvias.


Alumni em 1903.   
Em pé: Jorge Brown, Patricio Dillon, Carlos Carr Brown, Juan McKechnie, Carlos Buchanan, Ernesto Brown, and Roberto Rudd (referee). Sentados: Walter Buchanan, Juan José Moore, Andrés Mack, Spencer Leonard, and Eugenio Moore

Em 1908, o Alumni foi reorganizado com o objetivo de divulgar e praticar todos os tipos de esportes, em especial o futebol. Foi a última tentativa para deixar de ser apenas uma equipe e tentar crescer como clube, como aconteceu com o Lomas, Belgrano e Quilmes.

Mas era tarde demais... uma combinação de fatores- um certo caráter elitista, indiferente ao apelo popular; a prática de destinar o dinheiro arrecadado para obras beneficentes ou para a própria Liga, e não para o clube; o tipo de jogo mais forte que começava a ser imposto pels demais equipes; o amadorismo marrom (recompensa financeira disfarçada) praticada pela maioria dos clubes; a falta de campo próprio; e a cisão entre as Ligas que organizavam os campeonatos- acabaram acelerando o seu final.


 Alumni A.C., foto de 1910


A última partida do Alumni aconteceu em 26 de Novembro de 1911- ano de seu último título, por sinal. Tempos depois, entre os dias 18 e 24 de Abril de 1913, o jornla "La Nación" publicou o seguinte anúncio na seção "Sociedad y Compañías": "Alumni A.C. se cita a los señores socios a asamblea general con fecha de 24 del corriente, en el local de la A.F.A, calle Maipú 131, a las 9 pm, para tratar la disolución del club y autorizar a la C.D. para distribuir los fondos de acuerdo con el reglamento."

Era o fim de uma equipe e o início de um mito!!

Campanha do Alumni (contando os anos como English High Scholl), ano a ano:

1893 - 4º colocado entre 5 times
1895 - último colocado entre 6 times;
1900 - Campeão.
1901 - Campeão
1902 -Campeão
1903 - Campeão
1904 - Vice-campeão
1905 - Campeão.
1906 - Campeão.
1907 - Campeão.
1908 - Vice-campeão.
1909 - Campeão.
1910 - Campeão.
1911 - Campeão.

Mesmo tendo participado de apenas 14 campeonatos, considerando os 1893 e 1895 no qual teve uma participação meramente simbólica, o Alumni é a 6ª equipe mais vitoriosa do futebol argentino, em campeonatos nacionais considerando a era amadora e profissional, atrás apenas dos considerados 5 ''grandes'': Boca, River, San Lorenzo, Racing e Independiente.

Definitivamente, o Alumni foi uma equipe que, mesmo com pouco tempo de existência, escreveu um capítulo importante na história do futebol argentino e mundial.


Fontes:
Brasil x Argentina; Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008). Newton César de Oliveira Santos. Editora Scortecci. 2009.

Alumni, cuna de campeones y escuela de hidalguía. Ernesto Escobar Bavio, 1953.



4 comentários:

  1. Muito interessante Rafael!

    então tudo começou por causa do Alexander Watson Hutton, mas ele era inglês ou argentino?

    o futebol Argentino começou bem antes do Brasileiro. legal! gostei ;)

    ResponderExcluir
  2. Maycon, o A. W. Hutton, considerado o pai do futebol argentino, na verdade era escocês de nascimento, nasceu em Glasgow, foi um dos fundadores da AFA e emigrou para a Argentina no ano de 1882.

    Não confundir com o filho dele, Arnold Watson Hutton que foi jogador do Alumni e da seleção argentina, esse sim argentino de nascimento.

    ResponderExcluir
  3. Boa, Rafael.

    Fiquei com a impressão de que o fim do Alumni, se deu pelo mesmo motivo do fim do Paulistano: elitismo e a falta de adaptação aos novos tempos.

    E o interessante é que os dois, foram os primeiros clubes de destaque no Brasil e na Argentina.

    ResponderExcluir
  4. bla bla foot ball ...bla bla bla

    ResponderExcluir