Powered By Blogger

sábado, 9 de janeiro de 2010

O que foi isso?

Postado por Caio Monteiro
.
.
Hoje fiquei um pouco chocado com a notícia. Realmente, achei que não tinha entendido direito quando o apresentador do Jornal Nacional deu a machete "Onibûs da seleção de Togo foi metralhado". Quando vi que tinha entendido direito, e a manchete realmente era aquela, fiquei meio chocado, parecia mentira, e do jeito que eles falaram, achei que tinha morrido um monte de gente. Depois vi que não. Ai pensei, as vezes não foi isso tudo que falaram.
.
.
Mas agora vendo as imagens no Jornal da Noite e lendo a entrevista do Adebayor, fiquei relamente chocado com o que ocorreu. Parece coisa de cinema, cenas que só vemos em filme, e por pouco as coisas não terminaram de forma muito pior. Daqui a pouco, os clubes não vão liberar mais jogadores para suas seleções, dependendo de onde for a competição. Inclusive já se notíciou que já tem clube pensando em pedir que os seus jogadores voltem imediatamente.
.
.
Cabe ressaltar também, o grande papel a o serviço que fez a segurança dos jogadores, como o próprio Adebayor disse, se não fosse eles, não tinha sobrado nada, eles fizeram um grande papel.
Deixo aqui a entrevista do Adebayor, jogador do Manchester City e maior estrela da seleção de Togo. Ela foi publicada no portal de notícias de esporte da globo, e da um pouco da dimessão do ocorrido.
.
.
"Atletas decidem neste sábado se jogam ou não "
.
Acho que muitos jogadores querem ir embora, não acho que eles queiram mais participar deste torneio porque já vimos a morte. Vamos ter uma reunião esta noite, cada um vai para seu quarto descansar e amanhã pela manhã (sábado) vamos tomar uma decisão que seja boa para nossas vidas.
.
.
" Como se deu o atentado "
.
Vimos militares vestidos como se fossem para a guerra, foi um pouco chocante no início. Mas pensei: "Tudo bem, é normal, para a segurança, somos jogadores que estamos aqui para um grande torneio, como embaixadores africanos, então é normal a atenção com a segurança. Passamos pela fronteira e entramos em Angola. Não sei, uns 5 km mais à frente começamos a ouvir tiros no ônibus, sem razão alguma. Ao fim, tínhamos vários feridos. Um de nossos goleiros reservas levou um tiro. Nosso assessor de imprensa foi ferido. Ele nem sequer está consciente no momento, não sabemos se vai sobreviver ou não."
.
.
"Momentos de terror "
.
Esperamos escondidos por 30 minutos porque o ônibus não tinha como partir. Nosso motorista estava morto. Ele tinha o volante nas mãos, mas havia morrido. Depois, chegaram sete ou oito utilitários 4x4 e tivemos de saltar do ônibus para entrar nos carros.
.
.
" Adebayor carrega vítimas até o hospital"
.
Foi como se ainda estivéssemos vivendo num sonho. Fui um dos que tiveram de carregar os feridos para dentro do hospital. É nessas horas que você se dá conta do que realmente está acontecendo. Todos estavam chorando e chamando pela família. Acho que aquele foi o pior momento do dia.
.
.
"Atentado mancha a imagem da África"
.
São coisas que a gente continua falando, repentido. Na África, temos de mudar nossa imagem se quisermos ser respeitados. Infelizmente, isto não está acontecendo. Temos uma chance com um dos maiores eventos do planeta, a Copa do Mundo. Pode imaginar o que está acontecendo? Eu estou acabado, e não sei... é injusto." Elogio à equipe de segurança de Angola "Para ser honesto, sem a segurança (dos militares angolanos) não estaríamos aqui falando. Talvez vocês estivessem falando sobre o meu corpo morto. A segurança fez seu trabalho muito bem.
.
.
" Indignação por não entender o porquê do ataque"
.
"O que não entendemos é por que eles atiraram em nosso ônibus, essa é a questão agora. Ninguém encontra um motivo para isso. Não foi apenas um cara, ou dois, atirando no ônibus. Você pode imaginar? Estivemos no meio daquilo por 30 minutos, talvez até um pouco mais. O silêncio no ônibus foi inacreditável. Não sei se sou um alvo ou não, mas sei que o meu país é um alvo. Só não sei por quê." (Nota: o grupo que assumiu a autoria do atentado luta pela independência da província de Cabinda, local do incidente)
.
.
"Incerteza sobre o fim do pesadelo"
.
Eu ainda estou chocado porque eu não sei se isso de fato cessou ou se ainda somos o alvo."
.
.
Imagina como não vão reforçar a segurança para Copa deste ano.

2 comentários:

  1. É lamentável que nos deparemos com notícias desse tipo envolvendo o futebol, ainda mais em ano de Copa do Mundo...

    ResponderExcluir
  2. Tb fiquei assustado e perplexo com isso.

    fico imaginando como os jogadores que tem uma vida finaceira bem resolvida, correndo risco de morte por uma competição que representa seu país.

    daki a pouco ninguém + vai querer ser convodado se os jogos ocorrem nessas regiões de risco.

    ResponderExcluir